sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Círio de Nazaré

Fala lindonas e lindões,
hoje no blog reservei para comentar algo do lado espiriutal.
Sim, além de cuidar do nosso corpo, nossa mente, é necessário que cuidemos do nosso lado espiritual também!
Somo seres humanos e hoje devemos sempre ser melhores do que fomos ontem!!

Tenho uma amiga querida de Belém e ela acabou de me enviar duas fotos do manto sagrado da Nossa Senhora de Nazaré.
Abaixo contarei a história da Festa do Círio de Nazaré:


O Círio é um momento organizado para reunir todos os corações devotos de Nossa Senhora de Nazaré. É tudo muito bem elaborado, tendo à frente a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a Basílica Santuário e a Arquidiocese de Belém. Um trabalho que é desenvolvido ao longo de todo o ano: assim que termina um Círio, começa o planejamento para o ano seguinte.
A a primeira procissão do Círio foi realizada em 1793, pelo então governador, Francisco de Souza Coutinho, saindo do Palácio do Governo. Depois, irmandades e confrarias passaram a ser responsáveis pela organização da romaria. Apenas em 1910 a Diretoria da Festa de Nazaré foi oficialmente criada, com o proposito de organizar o evento, a partir de um estatuto que definiu as obrigações de cada integrante. O grupo era formado apenas por homens até 1979, quando Padre Luciano Brambrilla, então Pároco de Nazaré e Presidente da Diretoria, nomeou para exercer a função de tesoureira a Irmã Martha Bechir Elias.
Atualmente, de acordo com o estatuto, a Diretoria da Festa é formada por 36 casais católicos e por religiosos da Basílica que fazem parte do Conselho Consultivo, da Diretoria Colegiada e das Diretorias Executivas. O Conselho tem à frente o Arcebispo Metropolitano de Belém e é composto pelo Presidente, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré; pelo Superior Provincial Barnabita; pelo Pároco de Nazaré; pelo Coordenador da DFN do biênio atual; pelo Coordenador do biênio anterior; e pelo Diretor Secretário. Além disso há também as Diretorias Colegiada e a Executiva. No Total são 75 participantes. No mês de dezembro cada Diretoria Executiva apresenta um plano anual de trabalho com um cronograma de execução e previsão orçamentária para o ano seguinte.
Para cuidar dos trabalhos a Diretoria possui um espaço específico no Centro Social de Nazaré. Também é trabalho do grupo a manutenção do Centro Social de Nazaré, estacionamento, Praça Santuário e Concha Acústica, além da revisão e reparos dos carros de promessas e da Berlinda, bem como do sistema de sonorização das ruas que fazem parte do trajeto do Círio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário