quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cuiiiiiiiiiiidado com o sódio minha gente!!!!

Bom dia pra quem acordou motivada e focada!!!!!


Ontem passei o dia arrumando as coisas da viagem: roupas sujas, roupas limpas,  malas..sabe como é...por um final de semana que seja, nós mulheres acabamos levando mais do que realmente precisamos!

Bueno mas hoje acordei mega focada no ritmo de um desafio que quero propor pra mim mesma:
PROJETO CASAMENTO ELEVEN DAYS. pois é, terei um casamento no dia 10/05 e pretendo dar uma enxugada na silhueta...Por isso decidi fazer 11 dias de Ataque.

Pretendo anotar tudo que como para não me perder...Vamo que vamo! Vou narrando tudo pra vocês então...

Mudando de assunto, ontem vi o programa da Bela Gil: Bela cozinha e ela falou sobre o excesso de sal na comida que ingerimos.

Decidi pesquisar mais sobre este vilão, acompanhem a  matéria abaixo:

Substitua alimentos ricos em sódio com estas dicas e receitas

Reduzir sal e embutidos é um bom começo para prevenir e controlar hipertensão.

Um estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio feito pelo brasileiro. Segundo o estudo, os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha. O trabalho mostrou que a maior parte do sódio por adição de sal foi consumida nas residências (59,7%) e o restante (11,8%) do sal proveniente das refeições feitas fora de casa.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro! Pedimos a uma equipe de nutricionistas que elaborassem dicas e receitas para dar uma boa amenizada nessa quantidade de sódio nas refeições. Confira:

Substitua o shoyu
Em 15 ml de shoyu tradicional, há 818 mg de sódio. "Já a versão light apresenta uma redução de, pelo menos, 25% da quantidade desse nutriente", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Entretanto, para diminuir ainda mais a ingestão de sódio no dia a dia, vale mergulhar sushis e sashimis em um simples suco de limão ou ainda em um molho mais elaborado, com limão, mostarda, cebola e azeite.

Esqueça o macarrão instantâneo
De acordo com a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP, tanto o macarrão instantâneo quanto o tempero pronto têm grande quantidade de sódio. "Um pacote do produto chega a ter 90% da recomendação diária para um adulto saudável", explica. No lugar desse prato, nada melhor do que um macarrão tradicional com molho de tomate caseiro.

Fique de olho nos embutidos
Frios e embutidos, como o peito de peru, o salame e a mortadela, têm grande quantidade de sódio, aponta Roseli Rossi. Três fatias de presunto, por exemplo, contêm cerca de 550 mg de sódio. Já uma única unidade de salsicha oferece 550 mg de sódio. "Por isso, prefira rechear o seu lanche com queijo branco, frango grelhado, ovos cozidos e muitos legumes e verduras, como alface, tomate e cenoura", recomenda a nutricionista.

Passe reto na sessão de congelados
Grande parte dos alimentos industrializados e as preparações congeladas é rica em sódio. Segundo a nutricionista Andrea, isso acontece porque o sal atua como conservante desses produtos. Para fugir dessa cilada, a profissional sugere uma receita prática de lasanha de berinjela.
 

Modere nos refrigerantes
Como o sódio é um dos principais componentes do sal, a maior parte das pessoas associa o nutriente apenas a alimentos salgados. Entretanto, ele também está presente em refrigerantes. "Um copo de 250 ml contém cerca de 17,5 mg de sódio", alerta a nutricionista Andrea. Versões light e diet têm uma quantidade ainda maior de sódio. "Em 250 ml da bebida de baixa caloria é possível encontrar até 38 mg de sódio", aponta. Como os refrigerantes são pobres em nutrientes, é melhor preferir por sucos naturais - sem adição de açúcar.

Prepare a própria sopa
Sopas e caldos industrializados também são campeões quando o assunto é sódio. Por isso, a praticidade do preparo nem sempre vale a pena. A nutricionista Roseli recomenda preparar sopas e caldos em casa, começando por receitas simples e, depois, usando sua criatividade no preparo de pratos mais elaborados.

4 comentários:

  1. Lisi,
    sem dúvida são pequenos (ou nem tão pequenos) detalhes que fazem a diferença!Substituições inteligentes e saudáveis são importantes não só para quem está em processo de emagrecimento...
    Adorei as dicas!

    beijos,
    Nina
    http://armazemreal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie! Otimas dicas! Eu aboli os tempeiros prontos lá de casa... agora só natural!

    Beijos e um feriado maravilhoso pra vc!

    ResponderExcluir
  3. sódio é uma bomba relógio, não é mesmo????
    temos que tomar todo cuidado, obrigada
    :)

    ResponderExcluir
  4. huhuhuhuhuhuhu força ai que vc consegue amore!!!
    adorei a dica do sodio!
    beijos

    ResponderExcluir