quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Assunto sério: Câncer de mama

Gente linda, hoje vou postar sobre uma matéria super interessante que li e gostaria de transmitir para vocês.
É de suma importância para nós mulheres: câncer de mama.

Se puderem compartilhar com mais amigas, seria o ideal.
Vamos prevenir contra esta e outras doenças lindonas, para isso temos que nos alimentar melhor, nos exercitar e sempre ter uma postura positiva diante da vida.
Carpe diem!
bjos
Lisi

Outubro Rosa: câncer de mama atinge cada vez mais mulheres jovens

OUTUBRO ROSA

O movimento foi criado nos anos 90 na Corrida pela Cura, em Nova York, e ganhou destaque em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia. Desde então, várias cidades no mundo fazem campanhas todo mês de outubro para conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem no mundo inteiro com câncer. Só no Brasil, em 2012 foram registrados 518,5 mil casos. Um dado alarmante é que o câncer de mama matou, no mesmo período, 52.680 mil pessoas. Os números não param de assustar e crescer a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos 520 mil novos casos de câncer no país esperados para este ano, quase 50 mil serão de mama.
O assunto é mais grave do que se pensa. Segundo o site da Young Survival Coalition (principal organização mundial dedicada ao combate de câncer em mulheres jovens), mais de 250 mil mulheres diagnosticadas anualmente com câncer de mama nos Estados Unidos têm menos de 40 anos e cerca de 1200 nessa faixa etária morrem. Um dos motivos seria que não existem aparelhos adequados suficientes para identificar o tumor em mamas jovens e densas. Quando se rastreia, o câncer já está em estágio avançado e com risco mínimo de sobrevivência.evivência.
PREVENÇÃO E CUIDADOS

De acordo com a oncologista Carolina Rutkowski, da Oncomed de Belo Horizonte, a melhor forma de descobrir a doença com menos de 30 anos é a ultrassonografia. “As mulheres têm ouvido e visto muito sobre a ressonância magnética das mamas. Entretanto, este exame não é recomendado para triagem suplementar devido à densidade da mama, uma vez que tem uma alta taxa de falsos positivos, levando assim a muitas biópsias desnecessárias”, diz.

De acordo com a especialista, o exame tem indicações precisas e somente o médico mastologista pode indicá-lo. "É muito importante que todas as mulheres, busquem conhecer seu corpo e, caso identifiquem nódulos ou qualquer tipo de alteração em suas mamas, procurem imediatamente o médico especialista”, completa.
A ilustração abaixo eu tirei do blog da amiga Ionara:http://ionararegia.blogspot.com.br/


9 comentários:

  1. muito legal essa materia!!!!!!
    e bom se previnir! e nao importa a idade temos que sempre fazer o auto exame!!!
    beijos amore!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei q era nova pra issso.. aff mas sempre q posso ou lembro faço o auto exame.. bjs

    ResponderExcluir
  3. Dia 19 de outubro agora faz 4 anos que eu operei um nódulo da mama esquerda...tinha 22 anos e meu marido que achou acreditam? Ai eu achei q era pq estava perto de menstruar e esqueci daquilo, na época passava uma novela das 18:00 que tinha uns judeus e uma ruiva q era apaixonada pelo personagem do Sidney Sampaio estava com câncer, chorei vendo uma cena dela sofrendo com o câncer lembrei do ocorrido levei a mão na mama e estava lá, nunca tinha feito auto exame pq com 22 anos achava que não tinha chance disso acontecer...fiquei louca procurei um mastologista que pediu ultrassom da mama e depois exames pra fazer a cirurgia...ele era grande do tamanho de uma acerola graúda...os 15 dias de espera da biópsia foram os piores da minha vida...graças a Deus não era nada de pior...agora estou com outro na mesma mama, descobri no fim do ano passado e já fiz dois ultrassons pra acompanhar se ele cresce ou não pra ver se tenho que tirar como o outro...o médico se surpreendeu em como eu identifiquei esse tão pequeno, mas é que passei tanto medo que agora vivo atenta aos meus seios e ao meu corpo de uma forma geral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. inclusive foi o período que eu comecei a engordar...fiquei mto apreensiva e ansiosa com a situação, pois o histórico de câncer na minha família é grande...minha vó deu no útero a 14 anos atras, com 10 anos ela recebeu alta do tratamento como curada...meu tio, filho dela deu na língua/boca, faleceu em 2001...os irmãos da minha vó que são em 7, tres deles morreram de câncer em diferentes órgãos. Essa é a doença tida como o mau do século...infelizmente...que Deus nos ajude!

      Excluir
  4. Sinceramente amigas, eu tenho que perder o medo de fazer o auto exame!
    Eu não gosto!
    Vamo que vamo...ficar firme e saudável!
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem tenho medo, Lisiane... Mas na correria do dia-a-dia, acabo esquecendo, as vezes!
      Mas é tão importante, né... A prevenção é o melhor remédio!
      Bjs! =)

      Excluir
  5. Verdade assunto mais que serio!!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. e literalmente, ainda tem gente que nao se toca....
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Importante mesmo. Quanto mais informação, melhor!!

    ResponderExcluir