sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Desintoxicação: a febre do momento e Receita Detox

Gentem linda, hoje sexta feira, pré feriado, decidi postar sobre um assunto que se tem ouvido falar mais ultimamente: a tal da desintoxicação.
 
Bom, pesquisando em sites de beleza, achei esta matéria legal na Boa Forma (http://boaforma.abril.com.br/colunas-blogs/andrea-santa-rosa-garcia/desintoxique-ja-747173.shtml) e também sobre um livro chamado DETOX que está virando hit da estação.
Tenho muita vontade de testar?
Quem sabe a Editora Alfa Livros, me manda um exemplar?

Desintoxique, já!

A desintoxicação é um processo natural do corpo para eliminar, através da pele, saliva, pulmões, fígado, rins e intestino, as toxinas que se acumulam em no organismo. Embora nosso metabolismo tenha condições e mecanismos eficazes para fazer essa "limpeza", alterações como excesso de medicamentos ou deficiência nutricional podem atrapalhar esse processo. E as consequências desse acúmulo de toxinas você sente no dia a dia: fadiga, distúrbios digestivos, alergias, desequilíbrio hormonal, problemas de saúde crônicos e até a dificuldade em perder peso são alguns deles.

O tratamento detoxificante deve levar em conta o metabolismo de cada um. Portanto, o ideal é fazer com o acompanhamento de um profissional especializado. Mas algumas atitudes, que você adotar já, podem evitar o problema:

. Dê preferência aos alimentos orgânicos e sem hormônios e reduza o consumo de alimentos ricos em produtos industrializados (como embutidos, alimentos com temperos prontos...),

. Evite alimentos quentes assim como esquentar alimentos ou guardá-los em embalagens plásticas.

.  Beba bastante água filtrada. O excesso de café e bebida alcóolica, deve ser evitado, para manter as enzimas hepáticas "livres" na hora da desintoxicação.

. Brócolis, repolho, rúcula, couve de bruxelas, chá verde, alho, limão, laranja, cúrcuma, alecrim, romã e ajudam na ação detox.

. Exercícios aeróbios, sauna e drenagem linfática ajudam a eliminar as toxinas.

. Fitoterápicos como cardo mariano e alcachofra têm um papel importante no processo. Uma avaliação mais de perto por um profissional pode sinalizar se você precisa dessa forcinha.

. Alguns nutrientes melhoram a absorção de vitaminas hidrossolúveis e que dão um up do metabolismo. Use limão siciliano, melancia, pepino e hortelã para dar sabor e valor nutricional à sua água diariamente


Descobri esta receita do livro acima:
RECEITA DETOX: SOPA DE ALHO-PORÓ
1 porção
Ingredientes
5 colheres (sopa) de cebola picada
150 g de alho-poró
100 g de abobrinha
1 colher (chá) de chia
Azeite e sal a gosto
500 ml e água
Modo de preparo
Doure a cebola em um fio de azeite, acrescente o alho-poró e refogue por 10 minutos.
Coloque a água e deixe ferver.
Acrescente a abobrinha e cozinhe por 20 minutos.
Desligue o fogo e espere esfriar um pouco.
Bata a mistura no liquidificador, adicionando a água aos poucos.
Acrescente sal a gosto.
Volte ao fogo e salpique a chia.


Vou testar a receita no almoço e depois posto a fotinho de como ficou a minha sopa.
Olhem a minha sopa de alho poró...


 
bjos

Um comentário:

  1. vou fazer segunda a detox!!!!
    to com um cardapio aqui e vou seguir!
    bjs

    ResponderExcluir