quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dieta Dukan - Farelo de Aveia e Farelo de Trigo

Todo mundo anda notando a minha nova silhueta. Quando me perguntam a mágica, eu logo disparo: troquei a farinha branca e a integral pelos farelos de aveia e de trigo.
 
Bom, pesquisei a matéria abaixo e ela é bem interessante para aqueles que não conhecem esses farelos e seus benefícios.
 
E para quem está conhecendo meu blog agora, aviso, tenho muitas receitas de bolos e pães com estes farelos. Se quiserem procurar as receitas, cliquem no ícone busca e escrevam bolo...tem receita de bolo de limão, de cenoura, de chocolate, muffins...enfim, uma infinidade de receitas ótimas e diets!
E é fácil de comprar, nas lojas de produtos orgânicos, é vendido à granel. No Mercado Público de Porto Alegre, só existe uma banca que vende a granel, o resto só em pacotes, que eu acho caríssimo.
Tenho comprado por R$3,20 o kilo e o kilo rende para mais de um mês!
 
 
Bjão e curtam a matéria abaixo:
 
Dieta Dukan - Farelo de Aveia e Farelo de Trigo
As ciências relacionadas à nutrição, ao longo dos últimos trinta anos, com os seus estudos têm revolucionado a maneira que comemos. Entre os muitos alimentos o farelo de aveia tem um lugar especial na nossa alimentação, por seus inúmeros benefícios e qualidades.
No entanto, a maioria da população mundial aprendeu a conhecer esse alimento através da dieta dukan, e qualquer um que tenha ouvido falar - utilizando com prazer ou desmoralizando, sabendo apenas de forma superficial - concordou em reconhecer os benefícios deste alimento, que deve ser consumido diariamente em determinada quantidade por toda a vida.

O farelo é a sobra da aveia refinada, praticamente a cobertura fibrosa que cobre o grão de milho. A sêmea no entanto, contém também uma parte do amido e não é compatível com a dieta dukan. Os flocos são obtidos por rolamento e cozimento a vapor da aveia (mas não é permitido). Além desses produtos, existe também a farinha de aveia (também proibido) e o farelo de trigo, que merece uma análise mais aprofundada.

A aveia tem propriedades químicas e físicas: uma vez que chega no estômago se enche de água e cria uma camada gelatinosa que cobre as paredes, dando uma sensação de saciedade. No intestino, em seguida, diminui a taxa de assimilação de açúcares, colesterol e calorias, devido a sua elevada capacidade de absorção. Ao fazer isso, mantém os níveis baixos de colesterol no sangue, evitando o risco de doença cardiovascular, previne a diabete, protege o fígado, protege contra o cancro do cólon e do reto, uma vez que aumenta o movimento intestinal.

O segredo da aveia está no beta-glucanas, polissacarídeos especiais que agem também como redutores do esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade, contribuindo ao emagrecimento.

Para que o farelo de aveia cumpra o seu dever e te ajude a emagrecer, é indispensável que tenha um certo grau de trituração e peneiramento: O Dr. Pierre Dukan recomenda o uso da M2bis, em que "M" indica o tamanho do "meio" de partículas individuais, por peneiração, contudo, o farelo é separado a partir da farinha e o ideal é considerado o "B6", em que o "6" corresponde ao sexto peneiramento. Muitos pacotes não informam o índice geral, mas se você tiver como comprar a
M2bis-B6, saiba que você estará desfrutando o melhor de todas as propriedades deste precioso alimento.

O farelo de trigo tem menos calorias, menos proteínas e menos gordura, mas um número de carboidratos maior do que a da aveia; magnésio, ferro e vitaminas são muito bem abaixo do farelo de aveia. Estas diferenças refletem-se no uso dos dois tipos de farelo: enquanto a aveia forma uma massa gelatinosa aumentando a sensação de saciedade, reduzindo a absorção de lípidos e carboidratos e melhora o controlo da glicemia, o farelo de trigo retém a água, aumentando a massa fecal, acelerando o trânsito intestinal e por isso é vital na luta contra a
prisão de ventre e constipação.
Qual a quantidade indicada  e por quanto tempo?

O farelo de aveia dentro da dieta dukan é obrigatório e as doses são as seguintes:
  • 1 colher e meia na fase de ataque; 
  • 2 colheres durante o cruzeiro; 
  • 2 colheres e meia durante a fase de consolidação (também nas quintas proteicas); 
  • 3 colheres na fase de estabilização (também nas quintas proteicas); 
O farelo de trigo é opcional, e pode ser usado apenas  na quantidade de uma colher de sopa por dia, uma eventual segunda colher será contabilizada como tolerado.

Como consumir?

No leite, iogurte, em mingau, bolos, em hambúrgueres, almôndegas, brioche, pão, etc. Você também pode encontrar dicas de consumo nas
receitas dukan.
Preparações caseiras (muffins, croissants, bolos, crepes, etc) devem ser preparados com a dose diária de farelo. Errar na dose do farelo causa diminuição na perda de peso devido a um aumento da ingestão de carboidrato e risco de cólon irritável.

19 comentários:

  1. Mesmo nao fazendo a Dukan eu to trocando tbem! e sinto bem melhor com essas trocas viu!!!!
    e muito bom para a nossa saude!!!!
    bjs amore!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você pode me dizer qual é a banca que vende a granel? Sou de poa e quero muito comprar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, a loja que vendia a granel é a Natureba na Assis Brasil, ao lado do Itaú. Mas infelizmente eles deixaram de vender a granel e só vendem em pacotes de 250 gr. No mercado Público comprei uma vez a granel na Banca 12. Mas esses tempos fui lá e tb deixaram de vender a granel...Pena, era muito mais barato...
      MAs bora lá comprar e fazer as receitinhas!
      bjos

      Excluir
    2. Que pena, hein... Vou lá hoje no mercado dar uma olhada nos preços! Vou tentar ir na Natureba tb!!! Quero começar logo minha dieta dukan!
      Obrigada pela atenção, Lisiane!
      Beijocas!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. O Armazém do Mercado no Mercado Público de Porto Alegre vende à granel e os preços são super em conta. Fica junto ao portão central da Praça Parobé que é a dos ônibus.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de saber qual a melhor marca de farelo de trigo. E se devo comprar fino ou grosso.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, não existe a melhor marca de farelo...Já comprei a da CERELUS, a da NATUREBA e ultimamente comprei a granel na BANCA 13 do mercado público de Porto Alegre/RS. bjos

      Excluir
  6. No supermercado encontrei farelo de trigo e farelo de trigo fino. Qual comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que qualquer um desses amada!
      Sendo farelo de trigo....talvez o fino seja melhor. MAs te confesso que não sei a diferença...nunca vi na embalagem dizer fino...bora na Dukan.
      bjos

      Excluir
  7. quantos dias duram a seguintes fases:
    fase de ataque -
    fase cruzeiro -
    fase de consolidação -
    fase de estabilização -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ir ao site dizer o seu peso , altura e responder ás perguntas e eles fazem uma simulação de quantos dias deve fazer de cada fase. Depois pode ou não coincidir. Depende do tempo que vai demorar a emagrecer. Cada caso é um caso . No meu caso mandaram fazer 5 dias de ataque. E do Cruzeiro foi até eu perder os kg que eu queria. Foram quase 5 meses. Depois são 10 dias por cada kg que perdeu na fase de Consolidação. No meu caso foram 210 dias. E a Estabilização é para toda a vida que é onde estou. Durou as 3 primeiras fases 1ano para perder 21kg.
      Mas na realidade houve alguns dias que não consegui resistir e fiz as minhas asneiras mas no dia seguinte recomeçava com força e foi andando. Boa sorte

      Excluir
  8. Olá,
    Eu comprei Muffins farelo de aveia, pensando em ser apenas farelo de aveia.E coloquei no meu yogurte uma colher e meia.Eu jaquei por isso? Foi apenas um dia..no meu lanche da tarde...Eu Jaquei????

    ResponderExcluir
  9. Ola! :)
    Pode consumir farelo de trigo fino tostado na dieta de ataque? Pergunto pelo fato de o farelo ser tostado... Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, acho qeu não tem problema em ser tostado não.
      E lembre-se é uma colher de farelo/fibra de trigo.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Lisiane,você saberia me responder qual a porção de pão com farelo de aveia posso consumir por dia,já que são apenas 1 1\2 por dia,como saber se não estou comendo mais ou menos da quantidade recomendada?

    ResponderExcluir