terça-feira, 15 de outubro de 2013

Barra de proteína. Pode ou não pode?

Oi lindonas e lindões,
semana passada experimentei a proteína em barra ou barrinha de proteína, abaixo segue fotinho da embalagem que guardei para mostrar para vcs.
Sempre tive receio de comer esse tipo de alimento, pois pensava que engordava horrores e que se destinava apenas para os grandes atletas.
 
Mas como fiquei sem opção de lanche e estava na rua, decidi entrar numa farmácia e comprar uma barrinha de cereal.
Como não encontrei a barrinha que tanto adoro, que é a da marca AGTAL. Gente ela é simplesmente a melhor barrinha que já comi na vida!
Vale muito experimentar e depois vc nunca mais vai comer as outras...sério gente, não tem comparação...as outras são apenas as outras...

Voltando, como não tinha a barrinha que gosto, decidi optar pela "misteriosa" barrinha de proteína. E não é que gostei!!!
Ela tem apenas 111 kcal e o gostinho de chocolate!!Parece que vc está comendo um chocolate não tão doce, mas chocolate!
 
Como para mim também é novidade, decidi pesquisar e colocar mais informações sobre este alimento para vocês.
 

Proteína em barra

Sucesso entre as malhadoras, as barrinhas de proteína ajudam a aumentar o volume dos músculos. Seu objetivo é emagrecer? Adote-as como opção de lanche da tarde. A fome e a vontade de comer doce desaparecem rapidinho!

Elas têm o formato e a praticidade das barrinhas de cereais - podem ser carregadas na bolsa ou na mochila como opção de lanchinho saudável entre as refeições. Mas as barrinhas de proteína oferecem vantagens extras para quem está controlando o consumo de carboidrato para emagrecer ou, ainda, malha e quer um corpo firme e definido. O segredo está nos itens presentes na composição. "Feitas com doses importantes de proteína completa e de fácil absorção, esse tipo de barrinha prolonga a sensação de saciedade e acelera o metabolismo", explica Marcella Amar, nutricionista da Clínica Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro. São também boas opções para o lanche pós-treino, pois combinam doses moderadas de carboidrato à proteína - parceria imprescindível para a recuperação e aumento dos músculos. Fibras, vitaminas e minerais antioxidantes são outros itens comuns e que favorecem a perda de peso. A melhor parte vem agora: cobertas de chocolate, iogurte ou amendoim, elas passam por um doce, o que não é nada mau para quem está de dieta. Ok, tem gente que percebe bem o gosto da proteína, o que, às vezes, pode comprometer o sabor da barrinha. Mas existe uma boa variedade, tanto importada como nacional, à venda em farmácias e lojas de suplementos nutricionais (confira as nossas sugestões). Com certeza, uma delas vai agradar seu paladar. De qualquer maneira, investigue o rótulo. Fuja das opções que pegam pesado no açúcar e, portanto, estouram nas calorias. "As barrinhas com esse perfil são indicadas para os atletas que precisam repor energia e não têm tempo para fazer refeições pesadas", diz Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. Você treina cerca de uma hora? Então, a barrinha deve ter entre 150 e 250 calorias. Mas caso escolha uma que ultrapassa esse valor energético, divida- a ao meio, coma uma parte e deixe a outra para o próximo lanche.

Proteína e um pouco mais

Todos os nutrientes que compõem uma barrinha de boa qualidade.


Proteína completa
Queridinha dos atletas, a proteína isolada do soro do leite (o famoso whey protein) é usada na maioria das barrinhas. Geralmente, vem combinada a outras formas desse nutriente, como albumina (proteína do ovo) e proteína de soja. Fique de olho: dependendo do tamanho, a barrinha oferece até 30 gramas de proteína. Mais do que isso é bobagem, pois o organismo não consegue usar tão bem e o que sobra pode ir parar na cintura

Carboidrato do bem

Não existe barrinha com carboidrato zero. Isso não é ruim, desde que a porção seja moderada - até 15 gramas em uma unidade pequena (30 gramas). Ele vai ser usado para repor energia e facilitar a absorção dos aminoácidos necessários para a recuperação dos músculos. De qualquer maneira, prefira as barrinhas com carboidratos vindos de cereais integrais e frutas secas. Fique de olho: o açúcar é o primeiro na lista de ingredientes? Sinal de que ele é a principal fonte de carboidratos. Escolha outra barrinha ou consuma essa opção com menos frequência.

Gordura amiga
A dose de gordura também deve ser moderada e, ainda assim, a maior parte de mono e poli-insaturadas - presentes nas nozes e manteiga de amendoim. Fique de olho: dispense as barrinhas com gorduras trans.

Fibras
Elas preenchem o estômago e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de estimular o bom funcionamento do intestino. Fique de olho: é bom que a barrinha ofereça pelo menos 1 grama de fibras.

Vitaminas e minerais
A lista de substâncias antioxidantes é extensa. Mas cuidado com o sódio, que, em excesso, faz você inchar. Fique de olho: se tiver sódio demais, recuse. Do contrário, você pode passar do limite diário de 2400 miligramas.
 
E abaixo segue os dados nutricionais da barrinha de proteína que experimentei da VO2:
VO2 Slim Protein Bar é um excelente alimento para dar suporte às suas atividades físicas e atividades do cotidiano, com alto teor de proteínas, vitaminas e minerais. É uma barra com 35% de proteínas em sua composição. É um alimento para qualquer hora. É prática e nutritiva!
 
Indicação
Indicado para reposição proteica e pode ser utilizada como um lanche entre as refeições e nos intervalos dos exercícios.
Benefícios de uso
  • Alto teor de proteínas, vitaminas e minerais
  • 35% de proteínas em sua composição
 
Sugestão de uso
Consuma até 3 porções ao dia.
 
Recomendação
"Conservar ao abrigo da luz, calor e umidade.
Imagem Informação Nutricional Barra de Proteina - VO2 Slim Protein Bar Integralmédica

10 comentários:

  1. Tenho esse mesmo pensamento viu!!!!
    mas valeu pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. oieee
    bah fico na duvida dessas barras..eu já comi e adoreiiiii
    bjao e boa terça

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas...temos que malhar bastante para repor os minerais com esta barrinha...mas vale a pena,,,a saúde agradece!
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Mas na Dukan pode consumir as low carb?!
    Eu faço musculação, bem pesado!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder...só sei que não faço tão certinha a dukan póis não saberia viver sem frutas...
      bjos

      Excluir
    2. Sofrendo por não poder consumir ffrutas e sucos... mas to tentando fazer Dukan certinho!!!

      Excluir
  5. Irei ver teu blog, com certeza!
    Adorei a idéia do sorteio dos esmaltes...iupi!!!
    Quero muito!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. muito bom saber disso amiga....
    beijos e lindo dia
    :)

    ResponderExcluir
  7. Simplismente adoro as barrinhas da agtal.... realmente depois que vc come .. as outras são as outras...

    ResponderExcluir