quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dieta detox: entenda melhor!

Quero compartilhar com vocês a matéria interessante que li em:


Dietas de desintoxicação já eram um hábito em culturas ancestrais, que restringiam determinados alimentos ou aderiam ao jejum total ou parcial por um curto período, para eliminar toxinas. Hoje em dia, a prática do chamado detox se desdobrou em outros processos com o mesmo objetivo: eliminar os elementos nocivos do organismo, seja após um período de fartura de comida ou bebida, como ocorrido nas festas de fim de ano, ou em momentos pontuais do cotidiano. 
O corpo humano está naturalmente preparado para desenvolver sua própria desintoxicação, mas a quantidade de substâncias nocivas a que estamos expostos, na vida contemporânea, é maior do que a capacidade física de eliminá-las. Por isso a importância de tratamentos que potencializem essa ação. O detox, então, serve para promover a redução da retenção de líquidos e o equilíbrio dos nutrientes no organismo. Como bônus, retardam o envelhecimento e previnem desequilíbrios de saúde.
A variedade de menus detox é extensa, mas em geral são compostos basicamente por sucos verdes, chás, frutas, saladas e sopas. Todos os alimentos inclusos devem ser de baixo índice glicêmico, isto é, aqueles cuja digestão e absorção ocorre lentamente pelo organismo. Uma das tendências das clínicas são os tratamentos combinados para potencializar os resultados: a dieta pode ser associada a complementos como massagens (drenagem linfática manual), manta térmica, cápsulas de nutricêuticos e antioxidantes e atividades físicas.
Tratamentos complementares ao detox
Massagens – a drenagem linfática manual facilita a eliminação de líquidos e toxinas através da estimulação do sistema linfático gerando aumento metabólico. Exemplo: redução de edema e medidas.
Manta térmica – este acessório combinado a bandagens com ativos drenantes e desintoxicantes possibilita a excreção de toxinas através das glândulas sudoríparas consequentemente gerando redução de edema e medidas.
Equipamentos – LEDs são equipamentos que apresentam luzes de variadas cores e comprimentos de onda cada qual com a sua função no organismo, mas todas tem em comum como resultado final o aumento metabólico facilitando as funções de excreção do organismo e propiciando o seu equilíbrio. Ex.: redução de medidas e inchaço.
Nutricêuticos e antioxidantes – São cápsulas que possuem combinações de nutrientes e vitaminas que facilitam o funcionamento do organismo e a excreção de toxinas. Ex.: auxiliam na redução de inchaço.
Atividades físicas – As atividades físicas regulares propiciam o aumento do metabolismo e consequentemente facilitam as excreções do organismo. Em longo prazo, auxiliam no emagrecimento e redução de medidas.
VOCÊ SABIA?
Elementos tóxicos estão presentes no nosso dia a dia e, pouco a pouco, contaminam o corpo. Ar poluído, medicamentos, álcool, corantes, produtos químicos e até cosméticos contêm substâncias nocivas que se acumulam nos tecidos e células do corpo. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade.
– Tais substâncias podem criar irritação e/ou efeito danoso em um organismo, comprometendo a absorção de nutrientes e sua distribuição no corpo – explica a nutricionista clínica funcional Roberta Vieira dos Santos.
Além do ganho de peso, as toxinas acumuladas geram problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumentam a probabilidade do surgimento de várias doenças.

Alimentos funcionais no processo de detox
1 – Cúrcuma: também conhecido como açafrão-da-terra, é rico em curcumina, fitoquímico que apresenta potente efeito antioxidante, anti-inflamatório e antimutagênico (protetores do DNA, que evitam que moléculas tóxicas e mesmo radicais livres causem mutações nas células)
2 – Chá verde: rico em catequinas, sendo que uma delas, a epigalocatequina 3-galato está envolvida no controle da iniciação, promoção e progressão da carcinogênese (formação de câncer)
3 – Alho: as altas quantidades de enxofre no alho auxiliam na produção de glutationa que promove a desintoxicação e também ajuda a combater as bactérias e fungos nos intestinos.
4 – Própolis: mais rica fonte de flavonóides, tem ação protetora do fígado contra a ação de diversos xenobióticos (compostos químicos estranhos ao  organismo)
5 – Cebola: fonte de queratina, tem ação de redução da formação de radicais livres, aumento nos níveis de glutationa hepática (substância que combate o envelhecimento, rejuvenesce as células, fortalece o funcionamento do Sistema Imune) e ação protetora do fígado.

Um comentário:

  1. muito legal o post amore!
    curcuma eu ja uso faz tempo! nutri pediu desde que operei!!!
    e nao consigo mais ficar sem
    beijos lindona

    ResponderExcluir