quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Bom dia, gatinhas e gatões,
hoje vou falar de um tema bem interessante...
Acompanhe...

Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Não sou assim tão louca de acreditar em todas as pesquisas e teorias apresentadas diariamente. Mas confesso que elas me intrigam, divertem, despertam minha curiosidade, fazem refletir – e muitas eu até testo para ver se realmente fazem efeito ou têm sentido. A última que li fala sobre o lado certo de dormir. Diz que a posição que a gente dorme pode trazer grandes benefícios para o corpo. Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

1) Promove a drenagem linfática adequada.
O que significa: facilita o transporte da linfa, que carrega elementos importantes, como proteínas , glicose e metabólitos – que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e conduzidos para o lado esquerdo. Além disso, ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao corpo. Muuuuito interessante!
2) Contribui para a digestão.
Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Se você, querida amiga, for uma pessoa afortunada que tem direito a uma sesta após o almoço, já sabe para que lado virar. Essa técnica evita até dores no estômago e cansaço ao levantar. E também evita o refluxo, segundo a Ayurveda, que concorda com a tese dos holandeses sobre os benefícios de deitar do lado esquerdo.
3) Cuida da saúde do coração.
A maior parte do coração está localizada no lado esquerdo do corpo. Por isso, quando dormimos virados para esse lado, facilitamos suas batidas. Papai, opine, por favor!
4) Protege o sistema imunológico.Está escrito no estudo: “O baço é essencial tanto para digestão, quanto para o sistema imunitário e, como sabemos, também fica do lado esquerdo do corpo. Se nós favorecermos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos”.
5) Alivia dores na gravidez.
Encontrar uma posição confortável para dormir com o barrigão não é nada fácil. Tenho acompanhado minha gestante irmã nesse sofrimento Porém… dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta. Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços, ouviu maninha!? Obviamente, a pobre gestante não aguenta passar a noite inteira virada para o mesmo lado, portanto, avisam os estudiosos, não há problema algum em mudar para o lado direito quando se sentir cansada.

Desde a minha gestação da Ana, hoje com 05 aninhos, passei a dormir do lado esquerdo!
E vc?
Bjs


Um comentário:

  1. eu ja havia lido isso e achei muito bom viu!
    e olha que melhorou bastante
    beijos

    ResponderExcluir