sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Dica de Saúde: Melatonina

Bom dias lindchos e lindchas!
Vou confessar uma coisa: sempre fui boa de cama. Deito e durmo: igual uma pedra.
Não tenho e nunca tive problema de sono. Para terem uma idéia, a pessoa dorme até no busão, se tiver com sono...
Melatonina: os poderes do hormônio do sono
É algum tempo atrás, esse hormônio, produzido pela glândula pineal durante a noite, era conhecido apenas por induzir ao sono. Agora, diversos estudos vêm revelando mais benefícios dessa substância relacionados ao bem-estar e à saude. Mas a melatonina deve estar em equilíbrio no seu organismo para você tirar o melhor proveito dela. Para isso, evite ver televisão e usar celular e o computador perto da hora de dormir, pois a produção ocorre na ausência de luz (por volta das 9 horas da noite) e é interrompida na presença de luminosidade, ainda que artificial - a luz emitida por aparelhos "engana" o cérebro a achar que é dia. 
Veja como esse hormônio pode ajudar você:
Menos enxaqueca 
Um estudo conduzido recentemente por neurologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comparou o uso de melatonina, placebo e um antidepressivo comumente receitado para aliviar crises de enxaqueca e revelou que o grupo que usou melatonina teve uma diminuição maior na frequência e na intensidade dos episódios de dor do que os outros participantes da pesquisa.
Coração a salvo 
Durante o sono, a pressão arterial normalmente cai 15% em relação aos níveis diurnos. Exceto em pessoas que sofrem de hipertensão noturna e correm um risco maior de desenvolver doenças do coração. "Estudos mostraram que a suplementação de melatonina nesses pacientes melhorou o quadro da doença", diz a endocrinologista Adriana Pessôa, de São Paulo. 
Peso sob controle 
"Como o sono saudável regula a produção dos hormônios que aumentam a fome (grelina) e diminuem a saciedade (leptina), a melatonina acaba tendo um efeito indireto na manutenção do peso", completa a médica. 
Ajuda extra
"É possível tomar um suplemento de melatonina para melhorar a qualidade do sono desde que com orientação médica. A dose eficiente é em torno de 3 miligramas por dia.", esclarece a especialista.
*****************************************************************************************************
Outra dica que dou é que esses dias o Dr. Victor Sorrentino, no instagram publicou algumas dicas para quem pega vôos longos e não conseguem dormir no avião.
"
Agora voltando pro Brasil, vamos às dicas para vôos longos noturnos, onde sempre tenho comigo e utilizo: 
- Tapa olhos:escuro é indispensável para sinalização cerebral de que é realmente noite e para que sejam produzidas substâncias próprias do sono; 

- Tampão de ouvidos: nosso sentido que nunca descansa e está sempre "aberto" a estímulos é a audição. Portanto, silêncio máximo é fundamental para um sono reparador; 

- Melatonina: hormônio do sono reparador, impossível de ser produzido neste ambiente por meios fisiológicos; 

- Aloe Vera: uma boa opcão oara combater o excesso de acidez, pois no MEU caso, tenho acidez aumentada nestas situações de vôos; 

- Meias de alta compressão Sigvaris (a foto da perna que ficou meio escura): contém o edema das pernas e auxilia no retorno venoso (estas eu uso diariamente, pois opero quase sempre em pé). 

Com isto tenho o melhor sono possível frente a esta situação, consigo chegar e trabalhar tranqüilamente sem "ressaca"! Ah, sem esquecer o travesseiro inflável que me dá conforto para a cabeça..."
 Leia sobre a importância da Melatonina para o sono e aprenda dicas de como ter um sono reparador lá em meu blog: http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2013/03/entenda-sobre-importancia-do-sono-e.html?m=0

5 comentários:

  1. pos muito interessante e informativo!!!
    adorei!!!
    beijos amada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super medrosa com escuro, até tenho conseguido dormir num ambiente mais escuro, mas sinto que acordo toda hora. Tive convulsões quando adolescente e passei muito tempo desacordada, no fim fiquei dependente de uma "luz" pra ter certeza que está tudo bem.

    Mas adorei a informação!

    ResponderExcluir
  3. OLA…. USO MELATONINA E NÃO VIVO MAIS SEM! DEPOIS DE MUITA PESQUISA ENCONTREI UM SITE SUPER SEGURO, ACEITA PAGSEGURO E PAYPAL. SEM CONTAR A ENTREGA QUE FOI BEM RAPIDA. SUPER RECOMENDO.

    http://WWW.R1IMPORTS.NET.BR

    https://www.facebook.com/pages/Melatonina-DHEA-Vendas/961643777213221?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir