quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Alimentos com alto índice de sódio

Fala gente linda e saudável!
Sim, se você ainda não é tão saudável, comece mudando pequenos hábitos...devagarinho é que a gente chega lá!!!

Hoje vou postar pra vocês uma matéria super interessante que tirei do site: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/

Fiquei chocada ao saber do teor de sódio de cada alimento, apesar de que muitos desses já não fazem mais parte do meu cardápio diário.

Cuidem-se gente linda!
Seus filhos agradecerão por ter pais saudáveis e bem dispostos...

Nutricionista lista 11 alimentos ricos em sódio


A dica de hoje são os alimentos ricos em sódio. Mas antes de das dicas da nutricionistaFabíola Andriola, vale destacar os riscos.
O consumo em excesso pode provocar hipertensão (pressão alta), que é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma, demência, alzheimer e doenças respiratórias (asma).
Pode causar também retenção de líquidos, que prova a sensação de inchaço podendo provocar uma variação no peso do indivíduo, principalmente em mulheres na época da TPM e no período menstrual.
DICA
Atenção à rotulagem dos alimentos
Em 100g de alimento
Menos 120mg de sódio - Bom
120 à 600mg de sódio - Moderado (evitar)
Mais de 600mg de sódio - Muito alto (proibído)

Confira os alimentos ricos em sódio
1 – Macarrão instantâneo sabor galinha caipira - É o campeão dos alimentos ricos em sódio. Uma porção de 80 gramas de massa (um pacotinho) + cinco gramas de tempero pronto (1 saquinho que vem dentro da embalagem) têm aproximadamente 1900mg de sódio. Vale ressaltar que nossa orientação é o consumo de no máximo 2400mg de sódio no dia inteiro.
(OBS.: A média populacional de ingestão de sódio no Brasil ultrapassa 3.200 mg/dia.)

2 – Lasanha congelada sabor bolonhesa - Assim como a maioria dos congelados, esse alimento é riquíssimo em sódio. Isto por que o sódio é usado como um aditivo, com o objetivo de conservar por mais tempo o alimento sem deteriorar. Em uma porção, encontra-se aproximadamente 1720mg de sódio.
007181d3
Foto: Peter Michel 

3 – Caldo de galinha - Em um cubo de tempero, facilmente usado para temperar diversos pratos e preparações, há 1900mg de sódio.
4 – Sopa instantânea de caneca, sabor cebola - Um pacotinho, que rende somente uma caneca de 300ml sopa, possui aproximadamente 1000mg de sódio.
5 – Queijo parmesão - Sabe aquele queijo que você usa para colocar na sopa ou para temperar a salada? Apenas 30 gramas têm 500mg de sódio.
000efa80
Foto: Roni Rigon

6 – Molho à base de soja (soyo) - Muito usado como tempero para preparações e até mesmo para salada é riquíssimo em sócio. Uma colher de sopa contém aproximadamente 800mg de sódio.
7 – Nuggets de frango - Uma porção com 4 unidades pequenas possui 850mg de sódio.

8 – Pão francês - É um vilão mascarado por que muitas pessoas não percebem o quanto ele contém de sódio. Em apenas uma unidade de 50 gramas, encontra-se aproximadamente 350mg de sódio.
006160ad
Foto: stock.xchng

9 – Pizza congelada 4 queijos - Em apenas uma fatia de pizza encontra-se aproximadamente 700mg de sódio. Mas quem come apenas uma fatia de pizza?
10 – Catchup - É muito utilizado em combinação com outros alimentos já ricos em sódio, como a pizza. Apenas uma colher de sopa rasa possui 100mg de sódio.
11 – Bolacha água e sal - Como já diz o nome, é um biscoito cheio de sal e, consequentemente, sódio. Seis unidades contêm 250mg sódio.

E não podemos esquecer das águas mineirais...mas isto será matéria para o próximo post.
Bjocas e se cuidem!!!

2 comentários:

  1. ainda bem que é raro, mas raro mesmo, comermos essas coisas
    beijokas e lindo dia
    :)

    ResponderExcluir
  2. aqui sempre com dicas maravilhosas!!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir